segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Memória de elefante

A nossa memória é lixada. A minha, pelos menos, é.
Há uma tasa em Guimarães que se se chama a tasca do Quim Conas.
Eu gosto de ir lá. Gosto do cozido à portuguesa. Gosto do presunto. Das sardinhas fritas e, basicamente, de tudo.
Mas sempre que quero sugerir a tasca a aguém, tenho problemas com o nome.
Será Tónio? Será Manel? Será Nando? Do Conas eu lembro-me sempre, mas no primeiro nome do dono da tasca a minha memória falha largamente.
E digo coisa do género: "tens que ir à tasca do Tónio Conas. Espera, o nome não é assim. Espera"
E já está o meu interlocotor a desabafar: "estava a ver se alguém dava o nome conas a um restaurante..."
E eu lá explico que, conas, é a única coisa que está correcta. O erro está no primeiro nome.

Agora é com um restaurante em Ponte de Lima. Sei que o nome é Manel seguido de uma profissão.
Será Manuel sapateiro? Manuel tasqueiro? Manuel taberneiro?
Fosgassse. O jantar é esta noite e eu não sei o nome do restaurante..

Sem comentários: